O que você pode fazer em Fernando de Noronha (paraíso nordestino)
Entradas
Para entrar na ilha de Fernando de Noronha, você primeiro precisará pagar a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), que varia conforme o seu tempo de estadia. Consulte aqui os valores atualizados – a dica é pagar antecipadamente.
Outro valor cobrado é para o ingresso a algumas áreas do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha – PARNAMAR.
O ingresso, que tem duração de 10 dias, contempla o acesso a atividades como a trilha do Atalaia e Capim-Açu e praias como Sueste e Sancho.
Hospedagem em Fernando de Noronha
Existem serviços de hospedagem que variam em preço e qualidade, mas ainda assim a região tem preços médios considerados elevados.
Consulte os preços da pousada ou hotel em que vai passar seu tempo. A dica é ir durante a baixa temporada, ou, se for o caso, pesar na balança os gastos de uma viagem na alta temporada.
Praias e baías
A ilha paradisíaca é famosa pelas belas praias e baías, que proporcionam um passeio com muitas possibilidades apesar da proteção ambiental. Algumas praias mais famosas são:
Baía de Santo Antônio em Fernando de Noronha
Excelente ponto de mergulho;
Frequentemente visitada por Golfinhos Rotadores e muitas espécies de peixes, raias, tartarugas e tubarões.
Praia da Conceição
Aproximadamente 1.100m de extensão de orla;
Está situada no sopé do Morro do Pico e próxima à Vila dos Remédios;
Vida marinha rica;
Bom ponto para mergulho.
Praia da Cacimba do Padre
Famosa pela paisagem deslumbrante;
Possui ondas perfeitas para a prática do surf. Em algumas épocas do ano existem campeonatos de surf.
Baía do Sancho em Fernando de Noronha
Águas claras;
Eleita 2 vezes melhor praia do mundo pela TripAdvisor;
O único acesso por terra se dá por uma escadaria com horários de subida e descida controlados;
De fevereiro a junho, duas belas cachoeiras se formam a partir da água da chuva e jorram de cima de um precipício.
Praia do Boldró
Caracterizada por uma formação rochosa que fica exposta durante a maré baixa;
Possui alguns trechos de fundo rochoso, impróprios para mergulho, e outros de fundo arenoso na porção leste;
Ótima praia para surfe.
Esportes aquáticos
Fernando de Noronha é um dos locais mais ideais para esportes aquáticos, como o surfe, que todo ano reúne os principais nomes de todo o Brasil e de outras partes do mundo nos campeonatos.
A canoagem e a canoagem havaiana são uma ótima pedida para quem quer se divertir. Há empresas que levam os visitantes por pontos como Air France, Biboca, Rugido do Leão, Praia do Cachorro, Meio e Conceição.
Além disso, há várias trilhas para quem ama uma caminhada em meio à natureza. Para os mais aventureiros, elas podem durar até horas, com mirantes e paradas para se refrescar e praticar mergulho livre.
Outros passeios em Fernando de Noronha
A Vila dos Remédios é o centro comercial de Noronha. Nela você encontra restaurantes e até algumas lojinhas de lembranças, com itens de artesanato.
Na Vila, você pode ir à Igreja Nossa Senhora da Penha e às ruínas tombadas da Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios, erguida por portugueses no século XVIII.
O Projeto Tamar, conhecido por seu trabalho com tartarugas-marinhas em todo o Brasil, tem uma base muito importante em Fernando de Noronha para o estudo da fauna marinha.
O lugar durante a noite promove palestras gratuitas sobre diferentes espécies e tem uma lojinha para comprar lembranças.
Ao fim do dia, um local comumente buscado é o Mirante do Boldró, onde se vê o pôr do sol mais bonito da ilha. O cenário é verdadeiramente cinematográfico e rende fotos maravilhosas!
Culinária em Fernando de Noronha
Os cardápios se destacam pela presença de frutos do mar muito frescos, além da comida típica do Nordeste.
Há restaurantes charmosos e com vistas lindas. No entanto, os preços podem ser bem elevados. Alternativamente, você também encontrará restaurantes self-service.
As opções variam de estabelecimentos de culinária internacional, como italiana e japonesa, aos tradicionais restaurantes de comida pernambucana, onde você pode se deliciar com pratos e sobremesas como: